sábado, 29 de março de 2014

CUBISMO

 Com suas formas geométricas o cubismo, considerado o movimento mais influente da arte moderna, veio para romper com os padrões estéticos que buscava perfeição nas formas.
 Historicamente o Cubismo se dividiu em duas fases: Analítico, até 1912, onde a cor era moderada e as formas eram predominantemente geométricas e desestruturadas pelo desmembramento de suas partes equivalentes, ocorrendo, desta forma, a necessidade de não somente apreciar a obra, mas também de decifra-la, ou melhor, analisa-la para entender seu significado. Já no segundo período, a partir de 1912, surge a reação a este primeiro momento, o Cubismo Sintético, onde as cores eram mais fortes e as formas tentavam tornar as figuras novamente reconhecíveis através de colagens realizadas com letras e também com pequenas partes de jornal. 
 Além dos precursores Pablo Picasso e Braque , Albert Gleizes,  Fernand Léger, Francis Picabia, Marcel Duchamp, Robert Delaunay, Roger de La Fresnaye, e Juan Gris tambem fizeram parte desse movimento inovador.   





                                                    Les Demoiselles d'Avignon, Pablo Picasso

Nenhum comentário:

Postar um comentário